Índice:
ToggleO que é Aneurisma de Aorta?
Alguns dos fatores de risco relacionados com o aparecimento de um aneurisma de aorta são: idade avançada, sexo masculino, história familiar, hipertensão, aterosclerose e tabagismo, entre outros. Tabagismo é o fator de risco comportamental mais importante para o surgimento de um aneurisma de aorta.
Quais os sintomas do Aneurisma de Aorta?
A maior parte dos aneurismas de aorta não causa nenhum sintoma até o momento que rompem, situação que geralmente é fatal.
Algumas pessoas entretanto, principalmente aquelas com aneurismas grandes em aorta abdominal, podem apresentar uma sensação de pulsatilidade no abdome ou dor abdominal e nas costas.
A rotura de um aneurisma de aorta é extremamente grave, com mortalidade de pode chegar a mais de 80% dos casos, onde metade dos pacientes falece antes de conseguir chegar no hospital.Quando ocorre a rotura de um aneurisma, o paciente pode apresentar:
- Dor súbita no abdome ou nas costas.
- Desmaio, tontura.
- Palidez e sudorese.
- Náusea e vômito.
- Taquicardia.
- Queda de pressão arterial
Quais os tratamentos para o Aneurisma de Aorta?
Os aneurismas de aorta podem apresentar dois tipos de morfologia diferentes: fusiforme ou sacular. Os aneurismas fusiformes são os mais comuns e a indicação de tratamento depende do diâmetro do aneurisma. Já os aneurismas saculares possuem um risco mais elevado de romper e devem ser sempre tratados, independente do diâmetro.
De uma maneira resumida, podemos dividir o manejo do aneurisma fusiforme de aorta abdominal em: manejo clínico (seguimento), tratamento cirúrgico convencional e tratamento endovascular. É necessária uma avaliação adequada e individualizada de cada paciente para determinação do melhor tipo de tratamento para cada caso.
- Manejo clínico: Quanto menor o tamanho do aneurisma, menor o risco do mesmo romper. Aneurismas fusiformes de aorta infra-renal pequenos tem geralmente um risco baixo de romper e nestes casos, realiza-se o acompanhamento clínico, com intervenção nos fatores de risco cardiovascular e seguimento regular com exames de imagem seriados para determinar o ritmo de crescimento do aneurisma.
- Tratamento cirúrgico convencional: Geralmente indica-se o tratamento dos aneurismas fusiformes de aorta abdominal quando eles apresentam diâmetro em torno de 5 a 5.5 cm, pois nestes casos o risco de rotura excede o risco de uma intervenção cirúrgica convencional ou endovascular. A cirurgia convencional é realizada por meio de laparotomia, com aneurismectomia e interposição de uma prótese.
- Tratamento endovascular: O tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal é um método moderno e menos invasivo para o tratamento dos aneurismas, sobre o qual falaremos mais nos tópicos abaixo.
O que é o tratamento endovascular do Aneurisma de Aorta?
Como é realizado o tratamento endovascular do Aneurisma de Aorta?
Quer saber mais sobre Aneurisma de Aorta?
Se tiver dúvidas e quiser saber mais sobre aneurisma de aorta, mande sua pergunta! Será um prazer poder ajudar.
Caso queira agendar uma consulta com o Dr. Rafael Noronha para uma avaliação individualizada de seu caso, entre em contato conosco!