O que é aneurisma de aorta?

Aneurisma de Aorta: Tratamento Endovascular
A aorta é a maior artéria do corpo. Ela sai do ventrículo esquerdo do coração e segue emitindo ramos que vão nutrir todos os órgãos e tecidos. Um aneurisma, por sua vez, é uma dilatação segmentar de um vaso acima de 50% do seu diâmetro habitual (por exemplo: em um vaso de diâmetro normal em torno de 2 cm, quando apresenta uma dilatação segmentar acima de 3 cm, pode-se dizer que é um aneurisma). 
Qualquer artéria do organismo pode apresentar um aneurisma, porém ele é mais frequente em algumas localizações, entre elas a aorta abdominal abaixo das artérias renais.  
Alguns dos fatores de risco relacionados com o aparecimento de um aneurisma de aorta são: idade avançada, sexo masculino, história familiar, hipertensão, aterosclerose e tabagismo, entre outros. Tabagismo é o fator de risco comportamental mais importante para o surgimento de um aneurisma de aorta.
 

Quais os sintomas do Aneurisma de Aorta?

A maior parte dos aneurismas de aorta não causa nenhum sintoma até o momento que rompem, situação que geralmente é fatal.
Algumas pessoas entretanto, principalmente aquelas com aneurismas grandes em aorta abdominal, podem apresentar uma sensação de pulsatilidade no abdome ou dor abdominal e nas costas.

A rotura de um aneurisma de aorta  é extremamente grave, com mortalidade de pode chegar a mais de 80% dos casos, onde metade dos pacientes falece antes de conseguir chegar no hospital.Quando ocorre a rotura de um aneurisma, o paciente pode apresentar:

    • Dor súbita no abdome ou nas costas.
    • Desmaio, tontura.
    • Palidez e sudorese.
    • Náusea e vômito.
    • Taquicardia.
    • Queda de pressão arterial

Quais os tratamentos para o Aneurisma de Aorta?

Os aneurismas de aorta podem apresentar dois tipos de morfologia diferentes: fusiforme ou sacular. Os aneurismas fusiformes são os mais comuns e a indicação de tratamento depende do diâmetro do aneurisma. Já os aneurismas saculares possuem um risco mais elevado de romper e devem ser sempre tratados, independente do diâmetro.

De uma maneira resumida, podemos dividir o manejo do aneurisma fusiforme de aorta abdominal em: manejo clínico (seguimento), tratamento cirúrgico convencional e tratamento endovascular. É necessária uma avaliação adequada e individualizada de cada paciente para determinação do melhor tipo de tratamento para cada caso.

    • Manejo clínico: Quanto menor o tamanho do aneurisma, menor o risco do mesmo romper. Aneurismas fusiformes de aorta infra-renal pequenos tem geralmente um risco baixo de romper e nestes casos, realiza-se o acompanhamento clínico, com intervenção nos fatores de risco cardiovascular e seguimento regular com exames de imagem seriados para determinar o ritmo de crescimento do aneurisma. 
    • Tratamento cirúrgico convencional: Geralmente indica-se o tratamento dos aneurismas fusiformes de aorta abdominal quando eles apresentam diâmetro em torno de 5 a 5.5 cm, pois nestes casos o risco de rotura excede o risco de uma intervenção cirúrgica convencional ou endovascular. A cirurgia convencional é realizada por meio de laparotomia, com aneurismectomia e interposição de uma prótese.
    • Tratamento endovascular: O tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal é um método moderno e menos invasivo para o tratamento dos aneurismas, sobre o qual falaremos mais nos tópicos abaixo.

O que é o tratamento endovascular do Aneurisma de Aorta?

Atualmente, quando há indicação de tratamento, o manejo endovascular (por cateterismo) tem sido realizado de maneira preferencial para a maioria dos pacientes com aneurisma de aorta abdominal, em detrimento da abordagem cirúrgica convencional, que fica restrita a casos selecionados.
O tratamento endovascular é menos invasivo, com menor morbi-mortalidade peri-operatória e com uma recuperação mais rápida para retornar às atividades habituais.
 

Como é realizado o tratamento endovascular do Aneurisma de Aorta?

É realizado por meio de punção das artérias femorais, seguido do implante de endoprótese dentro do vaso, por onde irá passar o fluxo de sangue, com exclusão do fluxo para o aneurisma.
Hoje em dia há disponibilidade inclusive de próteses com ramos, para casos mais complexos de acometimento de vasos ilíacos ou viscerais pelo aneurisma, situações em que além da punção femoral, podem ser necessários mais acessos para o procedimento, como as artérias dos membros superiores.
 

Quer saber mais sobre Aneurisma de Aorta?

Se tiver dúvidas e quiser saber mais sobre aneurisma de aorta, mande sua pergunta! Será um prazer poder ajudar.

Caso queira agendar uma consulta com o Dr. Rafael Noronha para uma avaliação individualizada de seu caso, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *